Wargames do Somnium – Batalha de Salerno

14 dez

Descrição do site deles:

Se você não sabe o que foi a “Batalha de Salerno”, a história é a seguinte: após a conquista da Sicília, os aliados decidiram invadir a Itália, colocando fora da guerra o principal aliado da Alemanha e limpando o Mediterrâneo para a navegação aliada. Ao mesmo tempo, os italianos, secretamente, entraram em contato com os aliados para negociar a rendição.
O anúncio da rendição italiana se deu no mesmo dia do desencadeamento da “Operação Avalanche”: 9 de setembro de 1943. Esta operação consistia no desembarque do 5º Exército americano (general Mark Clark), no Golfo de Salerno.
O 8º Exército (general Montgomery) já desembarcara no sul da Itália, não encontrando oposição. Mas Clark deu de cara com a 16ª Divisão Panzer (que, por muito dispersa, não deteve a invasão). O marechal Albrecht Kesselring, comandante alemão na Itália, e o gal. von Vietinghoff, comandante do 10º Exército alemão, imediatamente deslocaram poderosas forças para jogar no mar os invasores.
O resultado foi a Batalha de Salerno, um árduo duelo entre os tanques e canhões alemães e a artilharia naval, aviação e infantaria aliadas. Depois de quase jogar o 5º Exército ao mar, os alemães retiraram-se ante a chegada do 8º Exército, vindo do sul, o qual fez contato com os americanos no dia 16. Clark classificou essa operação de “quase um desastre”.

Link para baixar o jogo é aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: